O que é o Implanon? 


Também conhecido como chip anticoncepcional, ele é um método contraceptivo em forma de implante. É o mais seguro que existe, com eficácia em evitar gravidez de mais de 99%, e atualmente o único reconhecido pela Anvisa com esta finalidade. 


O Implanon é um implante na forma de um pequeno e fino bastão, inserido no braço. A inserção é feita no consultório, com anestesia local, de forma rápida e indolor. Existe uma diferença muito importante quanto ao DIU, já que o Implanon não precisa estar no lugar certo depois da inserção para agir. Então não tem a necessidade de realizar exames após a inserção.


Quanto tempo ele dura?


Ele libera diariamente um hormônio derivado da progesterona, que age no corpo da mulher evitando uma gravidez por 3 anos.

Sempre digo para as minhas pacientes que não existe método que evite 100% uma gravidez, mas o Implanon chega bem perto desse valor.

 

E como fica a menstruação?


E quanto ao padrão menstrual? Bom, com nenhum método contraceptivo conseguimos prever como fica a menstruação. Algumas (poucas) pessoas entram em amenorreia, ou seja, param de menstruar. Outras (maioria) não altera muito o padrão menstrual. Algumas têm uma diminuição do fluxo. E algumas (a minoria) têm irregularidade com um padrão de aumento de sangramento vaginal.

Costumo dizer que o Implanon é 8 ou 80! Ou a paciente ama, ou odeia! Mas acho que a maioria ama!

Como se coloca o Implanon?


É simples e colocado em consultório com anestesia local. De preferência colocamos no braço que a pessoa menos usa, o não dominante. Assista aqui um vídeo de como colocamos o Implanon!

Quer saber mais?


Agende uma consulta para saber se o Implanon é um bom método anticoncepcional para você!

E se quiser ficar ligada em novas informações, siga meu Instagram. É só clicar aqui: @dra.renatalahis