DIU é um dispositivo intra uterino, pequeno, que age no útero evitando uma gravidez. 

 

Ele pode ser sem hormônios, como o de cobre, o de prata com cobre e seus outros subtipos. E também pode ser com hormônios, como o Mirena e o Kyleena.




O DIU de cobre costuma ter um custo menor, e alguns tipos podem durar até 10 anos evitando uma gravidez. Como contraponto, em alguns casos, pode aumentar o fluxo menstrual, principalmente nos primeiros meses de adaptação.

 

O DIU hormonal costuma ter um custo um pouco maior, e atualmente tem duração de 5 anos. Pode ser usado para evitar gravidez e em alguns casos para controlar doenças como endometriose, adenomiose, ou sangramento uterino anormal com causa conhecida.

 

Algumas mulheres param de menstruar com o DIU hormonal, mas não se pode garantir como ficará o padrão menstrual após a inserção dele, ou de nenhum outro método anticoncepcional.

 

Para colocar o DIU costuma ser simples, e na maioria dos casos em consultório. Pode ser colocado em qualquer época do período menstrual, e pode ainda ser usado anestesia local para diminuir o desconforto do procedimento. Quer mais informações? Dá uma olhada no meu Instagram que tem até um vídeo de como se coloca o DIU.

 

Mas claro que mesmo com essas diferenças, ainda temos muitas possibilidades de escolha do melhor tipo de DIU que se encaixa no perfil de cada mulher. Por essa razão, para saber qual o melhor para você, agende uma consulta médica clicando aqui: Whatsapp ou no site