Quando o assunto é adolescência precisamos esquecer nossos tabus e abrir nossa cabeça para a conversa sincera e novos conhecimentos. 


Por muitos anos os médicos só prescreviam pílulas ou injeções anticoncepcionais para as mulheres e principalmente para as adolescentes. Porém, ao fazer isso, nos deparamos com taxas crescentes de gravidez não planejada durante a adolescência. E por que isso acontece? Porque pílulas anticoncepcionais só tem boa eficácia se a adolescente se lembrar de tomar todos os dias no mesmo horário. 


Quem aí já foi adolescente? Então vale lembrar que essa fase é difícil! As vezes lembramos de passar maquiagem, mas esquecemos de passar protetor solar. Muitas vezes acordamos atrasadas para a escola e esquecemos de coisas básicas! Então imagine uma adolescente tomando pílula de manhã...aí no dia em que acordar mais tarde, já vai esquecer. Imagine tomando a noite...aí no dia que vai sair com as amigas, esqueceu! Imagine na ora do almoço..aí no almoço das 4 da tarde do domingo, já esqueceu! 


Os melhores métodos anticoncepcionais para adolescentes são aqueles que não dependem delas se lembrarem! Que dependem o mínimo possível da paciente!


Podemos usar então o Implanon, que fica três anos no braço e não precisa de manutenção. Ou usar o DIU hormonal ou não hormonal, que dura entre 5 a 10 anos dependendo do tipo. 


E para aquelas que não querem fazer nenhum procedimento, temos também o adesivo anticoncepcional, que ela troca uma vez por semana, o anel vaginal, que ela troca a cada 3 semanas. 


E temos também as injeções anticoncepcionais, que têm a vantagem de serem mais acessíveis financeiramente, tendo disponível até no SUS. Porém vale lembrar que elas tem uma carga hormonal muito alta e não são indicadas para todo mundo. 


Vale lembrar que nenhum método anticoncepcional substitui a camisinha! Afinal ela evita doenças, enquanto o anticoncepcional evita gravidez!


E aí, que tal trazer sua filha adolescente em uma consulta para conversarmos melhor e escolhermos o melhor método para ela nessa fase? É só clicar AQUI para agendar a sua consulta!


E se quiser assistir um vídeo sobre o assunto, é só clicar aqui.